Mostrar mensagens com a etiqueta Aula. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Aula. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Representação digital da informação


Olá, bloggers!


   Através da representação digital da informação um computador pode ser utilizado como um processador simbólico, sendo necessário primeiro entender como a informação é representada, para compreender  o funcionamento de um sistema multimédia. Estes sistemas processam a informação através do tipo de software com que operam, no entanto, o hardware trabalha, geralmente, com o sistema binário.


 Método de conversão de números binários para números decimais:
   
   Para fazer esta conversão devemos multiplicar cada bit pela base do sistema, que é sempre 2, em seguida eleva-se a  0 (zero) a base do primeiro bit que aparece á direita, a base do bit que aparece à esquerda é elevada a 1 (um) e assim sucessivamente, até ao último bit do número binário. Por fim o número decimal final, obtém-se a partir da soma dos resultados de cada multiplicação. Como se pode observar na imagem seguinte.




Método de conversão de números decimais para números binários:

   Para converter um número decimal para binário é necessário dividir o número por 2 até a divisor ser a unidade (1). Após feitas as sucessivas divisões, para obter o número na forma binária, coloca-se os bits  (que corresponde aos restos de cada divisão) pela ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda e de baixo para cima.





    


Fontes:
http://aranhacorreia.blogspot.pt/2012/10/representacao-digital-da-informacao.html 
http://aplicmatic.blogspot.pt/2010/11/representacao-digital-da-informacao.html
http://www.raymundodeoliveira.eng.br/binario.html
Apontamentos da aula
http://www.youtube.com/watch?v=zELAfmp3fXY

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Multimédia



Olá!
  Vamos falar um pouco sobre multimédia.

  O conceito multimédia é uma forma de comunicação que engloba vários meios com um impacto emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo para transmitir uma mensagem. Refere-se ainda às tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos.

  Podemos distinguir os tipos de media quanto:
  •  à natureza espácio-temporal;
  •  à origem.
  Quanto à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos.
  Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.





                                                               


  Os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.


                                                 


  Quanto à sua origem os media podem ser considerados como sendo capturados ou sintetizados.
  Os capturados resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia, através de scanner, câmaras digitais e microfone.




 

   Os sintetizados são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.




   Os modos de divulgação de conteúdos multimédia classificam-se em offline e online.
   A divulgação de conteúdos online pode ser efetuada através da rede informática local, em conjunto de redes (World Wide Web) ou com monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede têm a informação gravada no seu disco. 
   A divulgação de conteúdos offline é feita através de suportes de armazenamento, como por exemplo, CD's e DVD's.




 


Fontes:
  http://divulgacaodeconteudos.blogspot.pt/
  http://www.slideshare.net/maria12cse/conceitos-bsicos-de-mltimedia
  Apontamentos de aula


















 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ergonomia

Boa tarde!
  Na aula de Aplicações Informáticas decidimos debruçar sobre o tema, a Ergonomia.

  Ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações  entre o Homem e o trabalho que executa.
  O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho, assegurando assim, um melhor conforto do utilizador, bem como a sua segurança e saúde.



Regras básicas da ergonomia na utilização do computador:




  • Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor;
  • Mantenha uma distância de 40 a 60 centímetros entre os seus olhos e o monitor;
  • Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato;
  • Manter os acessórios e elementos a uma distância de fácil acesso;
  • Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita estar confortavelmente;
  •  Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira ou no chão  para evitar desconforto atrás dos joelhos;
  • Ajuste o apoio do antebraço e altura da cadeira, para que os seus membros formem ângulos de aproximadamente 90 graus;
  • Ajuste o encosto da sua cadeira;
  • Alterne a postura no decorrer do dia a cada 20 minutos.





sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Realidade Virtual

    Agora vamos mostrar alguns diapositivos informáticos utilizados na realidade virtual:



 


                                                           1-Luva eletrónica (dataglove)




                                                          2-Teclado


                                                       3-Joystick



                                                   4-Playstation 3


                                                  5-Capacete de visualização

Fontes: google


Interatividade

 What`s up bloggers?

  Hoje, vamos dar a conhecer alguns conceitos aprendidos na aula de Aplicações Informáticas, tais como, interface gráfica, interatividade e realidade virtual.

  •   Interface gráfica: é o contacto entre o utilizador do computador e um programa, por meio de softwares, aplicações e sistemas.
   
  •   Interatividade: probabilidade do utilizador usufruir do equipamento e de sistemas de comunicação, dando as suas indicações nestes, através de ações efetuadas.

  •   Realidade virtual: é um modo avançado de visualização, manipulação e interação com ambientes tridimensionais simulados por computador, permitindo criar uma aproximidade à realidade, reforçando deste modo, a presença do utilizador nesse ambiente virtual.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Apresentação

  Tudo bem bloggers?
Somos a Ana e a Beatriz do 12ºB,do ano letivo 2013/2014 , necessitamos que nos sigam e nos deixem as vossas opinões,que nos permiterá um melhoramento do nosso blogue.