sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Texto

  

  Hoje, na aula de Aplicações Informáticas fizemos uma abordagem breve sobre o Texto.

Padrões de Codificação de Caracteres

   Os padrões de codificação de caracteres são definidos por tabelas contendo conjuntos de bits que representam determinados caracteres, com o objetivo de facilitar o armazenamentode texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação. São como exemplos destes padrões o código Morse, o padrão Unicode e o padrão ASCII.  


Tabela de código ASCII

   ASCII ( American Standard Code for Information Interchange, que em português significa "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação") é uma codificação de caracteres de sete bits baseada no alfabeto inglês. Cada sequência de códigos na tabela ASCII corresponde a um caracter,  representados pelos 8 bits (equivalente a um byte). Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto.
   A codificação define 128 caracteres, preenchendo completamente os sete bits disponíveis em 27=128 sequências possíveis.








Tabela de código Unicode

   Unicode é um padrão adotado mundialmente, que possibilita com que todos os caracteres de todas as linguagens escritas utilizadas no mundo possam ser representados em computadores.
  Unicode fornece um número único para cada caracter, não importando a plataforma, o programa e a linguagem.
   O padrão Unicode é capaz de representar não somente as letras utilizadas pelas linguagens como Inglês, Espanhol, Francês e Português, mas também letras e símbolos utilizados em qualquer outra linguagem: Japonês, Chinês, etc. Além disso, inclui símbolos de pontuação, símbolos técnicos e outros caracteres que podem ser utilizados em texto escrito.





Fontes:
http://api12dmi.blogspot.pt/2012/10/o-texto-sistema-de-multimedia-parte-1.html
http://www.cafw.ufsm.br/~bruno/disciplinas/estrutura_dados/materiais/ascii.pdf
http://www.devmedia.com.br/unicode-conceitos-basicos/25169#ixzz2iiiboCue

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Representação digital da informação


Olá, bloggers!


   Através da representação digital da informação um computador pode ser utilizado como um processador simbólico, sendo necessário primeiro entender como a informação é representada, para compreender  o funcionamento de um sistema multimédia. Estes sistemas processam a informação através do tipo de software com que operam, no entanto, o hardware trabalha, geralmente, com o sistema binário.


 Método de conversão de números binários para números decimais:
   
   Para fazer esta conversão devemos multiplicar cada bit pela base do sistema, que é sempre 2, em seguida eleva-se a  0 (zero) a base do primeiro bit que aparece á direita, a base do bit que aparece à esquerda é elevada a 1 (um) e assim sucessivamente, até ao último bit do número binário. Por fim o número decimal final, obtém-se a partir da soma dos resultados de cada multiplicação. Como se pode observar na imagem seguinte.




Método de conversão de números decimais para números binários:

   Para converter um número decimal para binário é necessário dividir o número por 2 até a divisor ser a unidade (1). Após feitas as sucessivas divisões, para obter o número na forma binária, coloca-se os bits  (que corresponde aos restos de cada divisão) pela ordem inversa da divisão, ou seja, da direita para a esquerda e de baixo para cima.





    


Fontes:
http://aranhacorreia.blogspot.pt/2012/10/representacao-digital-da-informacao.html 
http://aplicmatic.blogspot.pt/2010/11/representacao-digital-da-informacao.html
http://www.raymundodeoliveira.eng.br/binario.html
Apontamentos da aula
http://www.youtube.com/watch?v=zELAfmp3fXY

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Multimédia



Olá!
  Vamos falar um pouco sobre multimédia.

  O conceito multimédia é uma forma de comunicação que engloba vários meios com um impacto emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo para transmitir uma mensagem. Refere-se ainda às tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos.

  Podemos distinguir os tipos de media quanto:
  •  à natureza espácio-temporal;
  •  à origem.
  Quanto à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos.
  Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.





                                                               


  Os dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.


                                                 


  Quanto à sua origem os media podem ser considerados como sendo capturados ou sintetizados.
  Os capturados resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia, através de scanner, câmaras digitais e microfone.




 

   Os sintetizados são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.




   Os modos de divulgação de conteúdos multimédia classificam-se em offline e online.
   A divulgação de conteúdos online pode ser efetuada através da rede informática local, em conjunto de redes (World Wide Web) ou com monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede têm a informação gravada no seu disco. 
   A divulgação de conteúdos offline é feita através de suportes de armazenamento, como por exemplo, CD's e DVD's.




 


Fontes:
  http://divulgacaodeconteudos.blogspot.pt/
  http://www.slideshare.net/maria12cse/conceitos-bsicos-de-mltimedia
  Apontamentos de aula


















 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ergonomia

Boa tarde!
  Na aula de Aplicações Informáticas decidimos debruçar sobre o tema, a Ergonomia.

  Ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações  entre o Homem e o trabalho que executa.
  O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho, assegurando assim, um melhor conforto do utilizador, bem como a sua segurança e saúde.



Regras básicas da ergonomia na utilização do computador:




  • Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor;
  • Mantenha uma distância de 40 a 60 centímetros entre os seus olhos e o monitor;
  • Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato;
  • Manter os acessórios e elementos a uma distância de fácil acesso;
  • Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita estar confortavelmente;
  •  Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira ou no chão  para evitar desconforto atrás dos joelhos;
  • Ajuste o apoio do antebraço e altura da cadeira, para que os seus membros formem ângulos de aproximadamente 90 graus;
  • Ajuste o encosto da sua cadeira;
  • Alterne a postura no decorrer do dia a cada 20 minutos.





sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Realidade Virtual

    Agora vamos mostrar alguns diapositivos informáticos utilizados na realidade virtual:



 


                                                           1-Luva eletrónica (dataglove)




                                                          2-Teclado


                                                       3-Joystick



                                                   4-Playstation 3


                                                  5-Capacete de visualização

Fontes: google


Interatividade

 What`s up bloggers?

  Hoje, vamos dar a conhecer alguns conceitos aprendidos na aula de Aplicações Informáticas, tais como, interface gráfica, interatividade e realidade virtual.

  •   Interface gráfica: é o contacto entre o utilizador do computador e um programa, por meio de softwares, aplicações e sistemas.
   
  •   Interatividade: probabilidade do utilizador usufruir do equipamento e de sistemas de comunicação, dando as suas indicações nestes, através de ações efetuadas.

  •   Realidade virtual: é um modo avançado de visualização, manipulação e interação com ambientes tridimensionais simulados por computador, permitindo criar uma aproximidade à realidade, reforçando deste modo, a presença do utilizador nesse ambiente virtual.


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Apresentação

  Tudo bem bloggers?
Somos a Ana e a Beatriz do 12ºB,do ano letivo 2013/2014 , necessitamos que nos sigam e nos deixem as vossas opinões,que nos permiterá um melhoramento do nosso blogue.