Na aula de Aplicações Informáticas decidimos debruçar sobre o tema, a Ergonomia.
Ergonomia é o conjunto de disciplinas que estuda a organização do
trabalho no qual existem interações entre o Homem e o trabalho que executa.
O
principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de
adaptação do homem ao seu trabalho, assegurando assim, um melhor conforto do utilizador, bem como a sua segurança e saúde.
Regras básicas da ergonomia na utilização do computador:
- Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor;
- Mantenha uma distância de 40 a 60 centímetros entre os seus olhos e o monitor;
- Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato;
- Manter os acessórios e elementos a uma distância de fácil acesso;
- Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita estar confortavelmente;
- Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira ou no chão para evitar desconforto atrás dos joelhos;
- Ajuste o apoio do antebraço e altura da cadeira, para que os seus membros formem ângulos de aproximadamente 90 graus;
- Ajuste o encosto da sua cadeira;
- Alterne a postura no decorrer do dia a cada 20 minutos.


Sem comentários:
Enviar um comentário