Olá!
Vamos falar um pouco
sobre multimédia.
O conceito
multimédia é uma forma de comunicação que engloba vários meios com um impacto
emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo para transmitir uma
mensagem. Refere-se ainda às tecnologias com suporte digital para criar,
manipular, armazenar e pesquisar conteúdos.
Podemos distinguir
os tipos de media quanto:
- à natureza espácio-temporal;
- à origem.
Quanto à sua
natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos
ou dinâmicos.
Os estáticos
representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo,
alterando apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e
gráficos.
Os dinâmicos
referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige
uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o
áudio, vídeo e animação.
Quanto à sua origem os media podem ser considerados como sendo capturados ou sintetizados.
Os capturados resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia, através de scanner, câmaras digitais e microfone.
Os sintetizados são produzidos pelo
próprio computador através da utilização de hardware e software
específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.
Os modos de divulgação de conteúdos multimédia classificam-se em offline e online.
A divulgação de conteúdos online pode ser efetuada através da rede informática local, em conjunto de redes (World Wide Web) ou com
monitores ligados a computadores que sem estarem ligados à rede têm a
informação gravada no seu disco.
A divulgação de conteúdos offline é feita através de suportes de armazenamento, como por exemplo, CD's e DVD's.
Fontes:
http://divulgacaodeconteudos.blogspot.pt/
http://www.slideshare.net/maria12cse/conceitos-bsicos-de-mltimedia
Apontamentos de aula






Sem comentários:
Enviar um comentário